A Aliança

A Aliança Francesa

 

Há mais de 70 anos promovendo a língua e a cultura francesa no Estado, a Aliança Francesa de Fortaleza é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, sendo o único curso de língua francesa reconhecido pelo governo francês.

Conta com duas sedes bem localizadas, no coração da Aldeota e na Cidade dos Funcionários, a Aliança é equipada com modernas salas de aula climatizadas, mediateca, sala especial com quadro eletrônico interativo, sala multimídia integrando tecnologia de ponta às aulas, além da galeria de arte Jorge Amado com amplo espaço para eventos e confraternizações.

A instituição promove atividades culturais das mais variadas, dentro e fora de seus muros: exposições de arte, festivais de cinema, música, festas e palestras.

Oferece cursos de francês para todas as idades e está sempre buscando inovar, criando novos cursos específicos para atender às necessidades dos estudantes.

MOT DU DIRECTEUR

 

Voici maintenant six mois que j’ai pris la direction de l’AF de Fortaleza.

Comme je l’avais constaté à mon arrivée, L’AF a de grands atouts notamment par la qualité pédagogique de ses enseignants.

Les effectifs sont en augmentation, notamment grâce au partenariat avec une école primaire.

Les examens nationaux français sont en croissance, principalement le TCF (Test de connaissance du français) qui se déroule dorénavant sur ordinateur.

 

Mais une Alliance Française n’est pas seulement une école de langues. C’est aussi un lieu de culture et d’échanges, conformément au partenariat avec la Fondation Alliance Française de Paris.

A cet égard le mois de mars, qui est celui de la Francophonie, a été particulièrement riche en événements : expositions, lancement d’un roman bilingue franco-portugais, concert de jazz au centre culturel  Dragão do Mar, conférences (Québec, Maghreb), projection d’un film suisso-belge,  dégustation et vente de fromages français, ont attiré de nombreuses personnes.

D’autres manifestations sont prévues dans les prochains mois afin d’offrir à nos étudiants une ouverture sur la culture française et francophone.

Venez nous rejoindre !

 

Marc ELLUL

Directeur de l’AF de Fortaleza

 

_____________________________________________________________________________________________________________

PALAVRA DO DIRETOR

 

Faz seis meses que estou a frente da direção do AF de Fortaleza.

Como eu havia notado em minha chegada, AF tem pontos fortes, incluindo a qualidade pedagógica de seus professores.

As inscrições estão aumentando, em particular graças a uma parceria com uma escola primária.

Os exames nacionais franceses estão crescendo, principalmente o TCF (Teste de conhecimento de francês) que acontece de agora em diante em computador.

Mas, uma Aliança francesa não só é uma escola de idioma. Também é um lugar de cultura e trocas, de acordo com a Fundação Aliança Francesa de Paris.

Por isto, o mês do março que é o mês da Francofonia era particularmente rico em eventos: exposições, lançamento de um romance bilíngue franco-português, concerto de jazz no centro cultural Dragão do Mar, conferências (Québec, Maghreb), projeção de um filme suisso-belga, degustação e venda de queijos franceses atraíram muitas pessoas.

São planejados outros eventos nos próximos meses para oferecer a nossos estudantes uma abertura na cultura francesa e francófona.
Una-se a nós!

 

Marc ELLUL

Diretor da AF de Fortaleza

Fique atualizado sobre nossos Eventos, Promoções e tudo o que acontece na Af Fortaleza