Atualidade

Exposição France eMotion – Le voyage animé

A viagem à França é fruto de uma longa tradição, que inspirou diversos artistas vindos de longe, que mostraram e representaram estas paisagens.

Quatro fotógrafos internacionais – o beninense Ishola Akpo, o brasileiro Edu Monteiro, o americano David Schalliol e a espanhola Lourdes Segade – percorreram, com a câmera na mão, uma parte do território. Ao acaso de suas viagens, eles apresentaram olhares singulares sobre a diversidade do patrimônio francês. Em sua companhia, o espectador passeia pelos caminhos que circundam fortificações, parques de castelos, atravessam museus e locais de exposição mais contemporâneos, admiram as ogivas das abadias e os arcos das pontes.

Viagem fonte de emoções. A exposição se divide em quatro grandes capítulos: De um arco a outro… Admiração pela permanência e evolução de uma forma arquitetônica simples como o arco. Ô saisons Ô châteaux… Nostalgia de uma história muito rica, onde castelos e cidades fortificadas guardam os vestígios. O imaginário dos museus… Surpresa frente à variedade dos locais onde a arte é exposta: palácios e hotéis particulares, antigos locais industriais e construções vanguardistas.

Metamorfoses… Fascinação por lugares onde a magia é relevada pela arte das fotografias que os colocam em cena de forma original.

35 quadros criam um panorama de admiração e curiosidade, abrangendo todas as épocas desde a pré-história até os dias atuais. As similaridades e oposições se manifestam nas escolhas das cores, dos ângulos, dos enquadramentos. Sobre os passos dos visitantes, os olhos são atraídos pela multiplicidade de ambientes e locais. Todos ilustram uma história em movimento e em perpétua transformação até as arquiteturas futuristas recentes.

Uma animação em realidade aumentada proposta por Julie Stephen Chheng e Thomas Pons se sobrepõe à exposição
para trazer uma dimensão lúdica e poética. Um personagem virtual circula pelas fotos e se transforma. O trabalho dos fotógrafos encontra-se com um projeto gráfico, misturando espaços reais e imaginários e criando um diálogo entre dois modos
de expressão a fim de descobrir melhor os lugares visitados.

Muriel Enjalran | Curadora

Fique atualizado sobre nossos Eventos, Promoções e tudo o que acontece na Af Fortaleza