TCF – Test de connaissance du français

 

O TCF é o teste de francês do Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa.

–  Exame realizado por computador na Aliança Francesa Fortaleza.

– É um teste de nível linguístico do francês geral destinado a todos os públicos não francófonos que desejam, por razões profissionais, pessoais ou para prosseguir os estudos, avaliar e validar de maneira simples, confiável e rápida os seus conhecimentos da língua francesa.

– O TCF é um teste padronizado e calibrado, concebido pelo FEI (France Education Internationale), segundo uma metodologia extremamente rigorosa que o torna um verdadeiro instrumento de medida.

– Todos os candidatos recebem um atestado de resultados que os posiciona em um dos seis níveis (de A1 a C2) da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência). Consequentemente, não há casos de reprovação no TCF: ele é um teste de nivelamento e de acordo com a pontuação obtida em cada uma das provas, há a indicação do nível do candidato em cada uma das competências no momento da realização das provas.

– O TCF obteve em Dezembro de 2002 a certificação da norma de qualidade ISO 9001: 2000.O TCF propõe versões adaptadas aos públicos aos quais se destina.

 

No Brasil, a Aliança Francesa aplica os 4 tipos de TCF, a saber:

  • TCF Tout Public
  • TCF CAPES
  • TCF Quebec
  • TCF Canadá

Todas as provas são realizadas em computador

 

A validade do TCF – Tout Public, Quebec, Canadá é de 2 anos.

 

TCF TP – TOUT PUBLIC / TCF CAPES TCF QUÉBEC TCF CANADÁ
 

TCF TP – TOUT PUBLIC

 

O teste é composto de provas obrigatórias e facultativas e o candidato pode se inscrever ao mesmo tempo em ambas.

Para se inscrever em uma ou nas duas provas facultativas, o candidato já deve ter feito as provas obrigatórias e estar dentro do prazo de validade (2 anos).

Se o candidato deseja prosseguir seus estudos universitários na França ou candidatar-se a uma pós-graduação, ele deve consultar o site da instituição de ensino de sua escolha para se informar a respeito da exigência linguística.

 

TCF CAPES

 

O TCF Capes é indicado para os estudantes que desejam prosseguir seus estudos universitários na França ou candidatar-se a uma pós-graduação .

O teste é na verdade um TCF Tout Public composto de cinco provas obrigatórias e é exclusivo para universitários regularmente matriculados, que devem apresentar um comprovante válido, no ato da inscrição.

Esse teste foi criado especificamente para satisfazer às normas do Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais do Québec e corresponde unicamente às necessidades de pessoas que possuem o projeto de morar por um longo período nessa região e que dão entrada num dossiê de imigração junto a um Bureau de Imigração do Québec ou em uma Delegação Geral do Québec.

Em 1 de agosto de 2013, o Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais do Québec passou a adotar novos critérios de avaliação linguística:

. Adoção do sistema de módulos
. Introdução de testes de compreensão e expressão escritas
. Supressão da obrigatoriedade das provas orais
. Nível mínimo exigido: B2

Para informações sobre emigração para o Québec, consulte o site: Immigration-Québec.

O TCF CANADA destina-se a qualquer pessoa, qualquer que seja sua nacionalidade e idioma de origem (francês e pessoas de países de língua francesa incluídos), que deseje iniciar procedimentos de imigração econômica permanente ou obter a cidadania canadense junto à Imigração, refugiados e cidadania Canadá (IRCC). Não há isenções para TCF Canadá. O TCF Canadá é um teste aprovado pelo IRCC.

 

Calendário de provas TCF 2022

Clique na imagem para baixar o calendário.

 

Manual do Candidato

Clique aqui para baixar.