Aliança Francesa

As Alianças Francesas no Mundo

A rede das Alianças Francesas está presente em 132 países,  cerca de 40 delegações gerais, mais de 800 Alianças Francesas com mais de 500.000 estudantes em todos os cursos.

A Aliança Francesa tem três missões:

  • Oferecer cursos de francês, na França e no mundo, a todos os públicos.
  • Dar a conhecer melhor a cultura francesa e as culturas francófonas, em todas as dimensões.
  • Promover a diversidade cultural, valorizando todas as culturas.

 

As Alianças Francesas no Brasil

No Brasil, as Alianças Francesas estám presentes desde 1885 e é o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês.

Seu primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris.

Com os métodos pedagógicos e recursos técnicos mais avançados no ensino do francês, a rede brasileira conta com 36 Alianças Francesas, distribuídas por praticamente todo o país.

A Delegação Geral do Brasil, que coordena as atividades culturais e os programas de ensino no país, é situada no Rio de Janeiro.

 

 

Aliança Francesa Fortaleza

 

Há mais de 70 anos promovendo a língua e a cultura francesa no Estado, a Aliança Francesa de Fortaleza é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, sendo o único curso de língua francesa reconhecido pelo governo francês.

Conta com uma sede bem localizada, no coração da Aldeota, a Aliança é equipada com modernas salas de aula climatizadas, mediateca, além da galeria de arte Jorge Amado com amplo espaço para eventos e confraternizações.

A instituição promove atividades culturais das mais variadas, dentro e fora de seus muros: exposições de arte, festivais de cinema, música, festas e palestras.

Oferece cursos de francês presencial e online para todas as idades e está sempre buscando inovar, criando novos cursos específicos para atender às necessidades dos estudantes.