Aliança Francesa

As Alianças Francesas no Mundo

A rede das Alianças Francesas está presente em 132 países,  cerca de 40 delegações gerais, mais de 800 Alianças Francesas com mais de 500.000 estudantes em todos os cursos.

A Aliança Francesa tem três missões:

  • Oferecer cursos de francês, na França e no mundo, a todos os públicos.
  • Dar a conhecer melhor a cultura francesa e as culturas francófonas, em todas as dimensões.
  • Promover a diversidade cultural, valorizando todas as culturas.

 

As Alianças Francesas no Brasil

No Brasil, as Alianças Francesas estám presentes desde 1885 e é o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês.

Seu primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris.

Com os métodos pedagógicos e recursos técnicos mais avançados no ensino do francês, a rede brasileira conta com 36 Alianças Francesas, distribuídas por praticamente todo o país.

A Delegação Geral do Brasil, que coordena as atividades culturais e os programas de ensino no país, é situada no Rio de Janeiro.

 

 

Aliança Francesa Fortaleza

 

Há mais de 70 anos promovendo a língua e a cultura francesa no Estado, a Aliança Francesa de Fortaleza é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, sendo o único curso de língua francesa reconhecido pelo governo francês.

Conta com uma sede bem localizada, no coração da Aldeota, a Aliança é equipada com modernas salas de aula climatizadas, mediateca, além da galeria de arte Jorge Amado com amplo espaço para eventos e confraternizações.

A instituição promove atividades culturais das mais variadas, dentro e fora de seus muros: exposições de arte, festivais de cinema, música, festas e palestras.

Oferece cursos de francês presencial e online para todas as idades e está sempre buscando inovar, criando novos cursos específicos para atender às necessidades dos estudantes.

 

 

MOT DU DIRECTEUR

Bonjour à tous,

Le Brésil et le Monde traversent une crise sanitaire grave qui perturbe notre vie et qui nous oblige à nous réinventer.

Comme toujours, L’Alliance Française s’est adaptée aux circonstances et a fait preuve de créativité.

Dès l’annonce de la fermeture des établissements scolaires, en mars dernier, la direction et l’équipe pédagogique ont immédiatement réagi en migrant les cours en présentiel vers des cours en ligne via la plateforme Zoom Pro.

Grâce à l’investissement de tous, l’apprentissage du français n’a pas été interrompu.

Mais ce résultat est aussi celui de la force d’un réseau, celui des Alliances Françaises , présentes dans le monde entier.

L’Alliance Française est bien plus qu’une école de langues. C’est un instrument de coopération entre la France et les autres pays.

Au Brésil, la première Alliance Française, celle de Rio de Janeiro, a été créée en 1885 !

L’Alliance de Fortaleza, quant à elle, existe depuis 1943. C’est une institution reconnue dans la ville pour la qualité de ses cours et pour son ouverture culturelle vers la France et les pays francophones.  C’est la seule école de langues reconnue par le gouvernement français qui nomme à sa direction un personnel français expatrié. L’Alliance est aussi le seul établissement habilité dans le Ceara, à faire passer les examens nationaux français . DELF-DALF et TCF (Tout public, Québec et Canada).

L’Alliance est aussi partenaire de Campus France afin de favoriser les études supérieures des Brésiliens en France.

Notre session de cours extensifs a repris. Pour l’instant, tous les cours sont en ligne mais certains revendront en présentiel dès que nous aurons l’autorisation du gouverneur du Ceara. Nous lancerons alors une nouvelle campagne d’inscriptions.

Tous les protocoles des mesures sanitaires seront mis en place afin que les étudiants puissent revenir à l’Alliance en toute sécurité.

Au plaisir de vous voir prochainement à l’Alliance.

 

Prenez soin de vous et de vos proches !

 

Le directeur

Marc ELLUL

 

 

PALAVRA DO DIRETOR

Bom Dia a todos,

O Brasil e o mundo vivem uma grave crise de saúde que está atrapalhando nossas vidas e nos obrigando a nos reinventar.

Como sempre, a Aliança Francesa adaptou-se às circunstâncias e mostrou criatividade.

Com o anúncio do encerramento das escolas em março passado, a direção e o corpo docente reagiram imediatamente, migrando os cursos presenciais para online, por meio da plataforma Zoom Pro.

Graças ao investimento de todos, o aprendizado do francês não foi interrompido.

Mas este resultado é também da força de uma rede, a das Alianças Francesas, presentes em todo o mundo.

A Aliança Francesa é muito mais do que uma escola de línguas. É um instrumento de cooperação entre a França e outros países.

No Brasil, a primeira Aliança Francesa, a do Rio de Janeiro, foi criada em 1885!

A Aliança de Fortaleza existe desde 1943. É uma instituição reconhecida na cidade pela qualidade dos cursos e pela abertura cultural à França e aos países francófonos. É a única escola de línguas reconhecida pelo governo francês a nomear funcionários franceses expatriados para a sua gestão. A Aliança também é o único estabelecimento autorizado no Ceará a administrar os exames nacionais da França. DELF-DALF e TCF (Tout public, Québec et Canadá).

A Aliança também é parceira da Campus France para promover o ensino superior para brasileiros na França.

Nossa sessão de cursos extensivos foi retomada. No momento, todos estão online, mas alguns serão revistos pessoalmente assim que tivermos autorização do governador do Ceará. Em seguida, lançaremos um novo momento de inscrições.

Todos os protocolos de medidas sanitárias serão tomados para que os alunos possam retornar à Aliança em segurança.

Esperamos vê-lo em breve na Aliança.

Cuide de você e de seus entes queridos!

 

O diretor

Marc ELLUL