• O que é o Québec?

O Québec é a maior província do Canadá e a maior área francófona do país, abrigando cerca de 8 milhões de pessoas. Ao contrário do resto do país, a língua oficial da região é o francês, e não o inglês. Estabelecido em uma das pontas do país, a província possui as quatro estações do ano bem definidas, e uma sociedade plural e aberta a acolher imigrantes.

  • O que é preciso para morar no Québec ?

Nível B1 de francês

O francês é uma das línguas oficiais do Canadá, e a comunidade francófona encontra-se concentrada, especialmente, na província do Québec. Então, ter certo domínio do idioma é indispensável para morar no local. Começando do básico, você pode alcançar o nível necessário entre 1 ano e meio e três anos, dependendo da sua disponibilidade para as aulas e o tipo de aula que escolher.

No entanto, o esforço é recompensado. A comunidade do Québec é diversa, acolhedora e rodeada de uma rica história e tradições culturais. Os moradores da província podem ter acesso a diversos serviços públicos gratuitos, como educação, saúde e lazer.

Vontade de contribuir para a região

Para imigrar ao Québec, é necessário estar preparado para passar a interar a sociedade local, ou seja, contribuir para a manutenção dos valores sociais locais e, no caso de quem planeja também trabalhar no local, estar disposto a se adaptar à cultura de trabalho quebequense.

  • Processo de imigração ao Québec

Todo o processo de imigrar ao Québec pode durar entre 8 meses e 1 ano, dependendo do proósito do imigrante. Em geral, os processos para morar e trabalhar no Québec são compostos pelas seguintes etapas:

1- Fazer parte de uma iniciativa de recrutamento;

2- Participar de entrevistas com empresas recrutadoras do Québec interessadas no seu perfil;

3- Solicitar seu CAQ (Certificado de Aceitação do Québec) ao assinar um contrato de trabalho. O CAQ é o documento por meio do qual o Governo do Québec autoriza que você trabalhe na província. Todos os custos desse processo são pagos pela empresa;

4- Iniciar seu processo de solicitação de visto junto ao Consulado do Canadá após o recebimento do CAQ. Todos os custos desta etapa são pagos pelo candidato. Lembre-se que, nessas condições, seu visto está ligado ao seu local de trabalho.

  • Documentos para o visto de residente permanente

Após a obtenção do CAQ (Certificado de Aceitação do Québec), é preciso reunir alguns documentos para solicitar o visto de residência permanente no país. Os documentos que não estiverem em inglês ou em francês deverão ser traduzidos de forma juramentada antes do envio:

CAQ e passaporte válidos;

Identidade brasileira;

Certidão de nascimento;

Certidão de casamento (se aplicável);

2 fotos tiradas em até (no máximo) 6 meses antes da data da aplicação (em uma das fotos, você deverá informar seu nome, sua data de nascimento e a data e que a foto foi feita);

Antecedentes criminais do Brasil e de outros países onde você tenha morado por 6 meses ou mais (se aplicável);

Preencha os formulários abaixo seguindo as instruções disponibilizadas neste link :

  • Checklist;
  • Formulário principal;
  • Dependentes e informações adicionais de família;
  • Declaração de histórico (Background declaration);
  • Declaração de interesse;
  • Histórico de viagem;
  • Declaração de menores desacompanhados de um dos pais (se aplicável);
  • Declaração de união estável (se aplicável);
  • Uso de um representante de imigração.
  • Alunos da AF Fortaleza vão mais longe!

A Aliança Francesa Fortaleza possui uma parceria com o Ministère de l’immigration, de la Francisation et de l’Intégration du Québec, que auxilia nossos alunos a imigrarem à província.

A partir dessa parceria, os estudantes da Aliança que obtiverem um Certificat d’acceptation du Québec (Certificado de Aceitação do Québec- CAQ) ou um Certificat de sélection du Québec (Certificado de Seleção do Québec- CSQ), poderão receber um reembolso de até 1800 dólares canadenses. Esse reembolso será feito depois da sua chegada ao país.

Entre em contato conosco e saiba mais:

(85) 8180-4371

(85) 8163-6250

  • Contatos úteis

O Canadá ainda não possui um Consulado oficial no Nordeste, então todos os assuntos oficiais do país no Brasil são feitos por meio do Consulado Geral do Canadá no Brasil, localizado em São Paulo.

É possível entrar em contato para serviços consulares sobre diversos assuntos pelo site oficial do governo canadense ou por meio das redes sociais:

Email: qc.saopaulo@internacional.gc.ca

Facebook: @quebecnobrasil

X (Twitter): @quebecbrasil

Instagram: @quebecbrasil

LinkedIn: Escritório do Québec em São Paulo

  • Quer saber mais?

Acesse os links oficiais do Governo canadense no Brasil e saiba mais sobre o processo de imigração: https://linktr.ee/quebecbrasil?utm_source=linktree_profile_share