10 conselhos práticos para uma viagem de sucesso à França
1. Planeje-se antes de ir e capriche nas reservas
A França é um destino turístico muito popular, então, para evitar passar muito tempo em filas ou decidindo seu próximo destino, invista em um cronograma de viagens. Esse processo não precisa ser complexo, uma breve lista dos passeios diários, o endereço e como chegar lá já vai te poupar muito tempo precioso para aproveitar ao máximo sua estadia na França.
Além disso, busque comprar ingressos antecipadamente, especialmente para as atrações mais cobiçadas e fazer as reservas das acomodações o quanto antes (ainda mais durante a alta temporada).
2. Escolha a estação certa para você
E por falar na alta temporada de turismo, atente-se às mudanças que ela traz e como isso pode impactar sua viagem. De junho a agosto, a França, e especialmente Paris, fica recheada de turistas. Por um lado, essa situação gera mais filas e uma maior quantidade de pessoas nos transportes públicos; por outro, com o aumento do fluxo turístico, também há um aumento das atividades e das festas, perfeito para quem gosta de passeios agitados durante o dia e à noite.
Quem prefere evitar multidões e aproveitar as tarifas mais baixas, recomendamos um planejamento para a baixa temporada, que acontece na primavera ou no outono, mas atente-se ao clima!
3. Informe-se sobre os tipos de transporte
A rede de transportes na França é bem desenvolvida, com quase todos os locais de Paris, por exemplo, sendo facilmente acessíveis de metrô. Além do deslocamento subterrâneo, é possível viajar com rapidez (e pagando barato!) e apreciar a vista ao mesmo tempo com os trens (SNCF), ótimos para quem quer conhecer outras cidades, ônibus e bondes, além do aluguel de carros.
4. Invista em um cartão de transporte
Se você planeja conhecer outras cidades, especialmente as mais famosas, andar de trem vai se tornar uma rotina. Além de mais rápido, te levando de um ponto ao outro do país em cerca de 2 horas, viajar por terra é geralmente mais barato do que pelo ar, principalmente com um cartão de desconto. Há alguns que concedem boas reduções em tarifas regulares:
- SNCF: um cartão para não residentes;
- Carte Jeune: cartão para jovens com menos de 27 anos.
5. Aprenda as frases essenciais
Os cumprimentos básicos como “bonjour” e “bonsoir” podem te abrir muitas portas. Apesar de várias pessoas, especialmente em áreas turísticas, falarem inglês, demonstrar que você sabe algumas palavras e frases torna as relações mais cordiais.
6. Não negligencie a segurança
A França é um país muito seguro para os viajantes, mesmo assim, recomendamos tomar precauções em áreas turísticas, especialmente em meio às multidões. Além disso, siga seu planejamento e evite caminhar durante a noite, sobretudo por locais que você não conheça ou que estejam mal iluminados.
7. Aventure-se e tenha uma experiência realmente francesa
Além de conhecer os locais mais famosos, busque aventurar-se fora da trilha habitual. Há muitas cidades com tesouros culturais e gastronômicos que vão te render memórias inesquecíveis e uma verdadeira experiência local.
8. Amplie seu paladar
A França é composta por diversas regiões únicas e ricas em gastronomia. Em uma só viagem, você pode consumir desde carnes temperadas e frutos do mar frescos, até doces elaborados e sobremesas seculares. Esteja aberto às novas experiências e busque especialmente as delícias tradicionais do local que visitar.
9. Pesquise sobre os costumes locais
De um país ao outro, os costumes e as regras de convívio locais podem variar muito. Pesquise sobre algumas dessas regras existentes na França para adaptar-se mais rapidamente à cultura durante seu tempo de estadia. Uma dica: sempre cumprimente as pessoas ao entrar em alguma loja ou restaurante e utilise “monsieur” e “madame” quando for possível.
10. Descubra a França fora de Paris
Paris é encantadora e apaixonante, mas se você quiser explorar mais sobre a França e desvendar as belezas do país, aventure-se por outras cidades. Comece essa descoberta: baixe o nosso e-book grátis e saiba mais detalhes sobre 8 locais magníficos para conhecer fora de Paris e qual deles se encaixa mais com você para tornar a sua viagem perfeita!