Sete candidatos de todo o Brasil disputam a grande final do Festival da Canção Francesa, na quinta-feira, dia 26, às 19 horas. A final será transmitida pelo Facebook, YouTube e Twitch da Aliança Francesa Brasil e das AFs participantes. Os candidatos foram escolhidos em acirradas disputas regionais nas cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. O alto nível dos candidatos chamou a atenção dos jurados e impressionou as plateias. Os finalistas estarão concorrendo a uma viagem de uma semana em Paris, com bilhetes Air France. O segundo lugar desfrutará de um fim de semana para duas pessoas em uma unidade Club Med no Brasil.
O festival é um concurso musical nacional promovido pela Aliança Francesa, em parceria com a Air France e o Club Med e conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil. Criado em Porto Alegre nos anos 2000, o Festival cresceu até se tornar um festival nacional e hoje é referência na promoção da canção em língua francesa no Brasil.
A novidade dessa 13ª edição é a realização do Festival pela primeira vez de forma virtual, através de transmissão ao vivo nas redes sociais. É uma iniciativa inédita da Aliança Francesa que, em razão da atual pandemia de Covid-19 e as recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, decidiu experimentar esse novo formato artístico, em sintonia com as tendências atuais. Mantemos assim o Festival, que já faz parte do calendário das Alianças Francesas no Brasil, garantido a segurança dos candidatos e do nosso público.
A banca de jurados este ano é formada pelo diretor artístico Andre Heller-Lopes; pelo produtor cultural Flavio Scubi; pela cantora Juliette Bossé, do duo belga Rive; pela cantora carioca Letrux; e pelo cantor francês Séverin. O júri vai avaliar a afinação, ritmo, interpretação, postura cênica e pronúncia dos candidatos.
Conheça os finalistas
Música: Voyage Voyage – Desireless
Música: Hymne à l’amour – Marguerite Monnot
Música: Tous Les Mêmes – Stromae
Música: A Coup de Rêves – Ben L’Oncle Soul
Música: Je Vole – Louane Emera/Michel Sardou
Música: Carmen – Stromae
Música: Papaoutai – Stromae
Premiação
O Festival
Em 2020, a Aliança Francesa completa 135 anos de presença no Brasil. Para além do ensino de idioma, a Aliança Francesa oferece um rico leque de atividades culturais. A língua francesa está, naturalmente, no centro de sua programação, e é a língua francesa que desejamos celebrar por meio do Festival da Canção Aliança Francesa.
O Festival da Canção Francesa surgiu, pela primeira vez, em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa de Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.
Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Em 2019, o festival foi renomeado para Festival da Canção Aliança Francesa, com a intenção valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.
Juliano Barreto, de Porto Alegre (RS) foi o grande vencedor Final Nacional do Festival da Canção Aliança Francesa 2019 com a canção Elle Me Dit, de Ben l’Oncle Soul e como premiação Juliano ganhou uma viagem para duas pessoas a Paris. Pelo terceiro ano consecutivo, o Rio Grande do Sul vence a etapa nacional do evento. O segundo lugar foi da candidata do Rio de Janeiro (RJ), Flávia Melo, que cantou Comme Dab, de Vitaa e Stromae. Já a terceira colocação foi de Nalini Menezes, representante de Aracaju (SE) com a música S.O.S. D’Un Terrien En Detresse, de Michel Berger.
Etapa Regional Nordeste 2020 em Aracaju
No dia 8 de novembro, às 18h, foi transmitida pelas redes sociais da Aliança Francesa de Aracaju (@afaracaju) e pela Aperipê TV (canal 6.1) bem como pela Rádio Aperipê (FM 106.1 e AM 630) a Etapa Regional Nordeste do Festival da Canção, evento realizado pela Aliança Francesa de Aracaju. Este ano, foram 8 candidatos selecionados pela Banca Julgadora composta pelo professor e coordenador da Aliança Francesa, Bruno Guimarães, além de representantes da Universidade Federal de Sergipe, Dario Pagel e Elisana Soares, a representante da FUNCAP, Salete Martins, e Everson Vieira, que representou a FUNCAJU. Durante o evento, os candidatos foram acompanhados pelo Coletivo Nosso Som, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Sergipe, idealizado pela pró-reitora Alaíde Hermínia e coordenado por Júnior Lírio, Lucas Campelo e Felipe Harder.
Vencedoras da Etapa Regional Nordeste 2020
Este ano, a grande vencedora da Etapa Regional Nordeste foi a candidata Maria, de Salvador-BA, que interpretou a música Papaoutai, de Stromae. No dia 26 de novembro, às 19h, a soteropolitana vai participar da Final Nacional do Festival da Canção, onde concorrerá com os outros candidatos ao grande prêmio da noite: uma viagem para Paris com acompanhante.
O segundo lugar foi destacado a Nalini Menezes, de Aracaju-SE, que interpretou a música Je t’aime, de Lara Fabian e Rick Allison. Nalini foi a grande vencedora da Etapa Regional Nordeste de 2019 e uma das finalistas nacionais do Festival da Canção de 2019.
Em terceiro lugar, encontra-se a aracajuana Luísa Barros, que interpretou a música Quelqu’un m’a dit, de Carla Bruni. Todas as vencedoras ganharam uma Bolsa de Estudos do Curso de Francês, da Aliança Francesa de Aracaju, e uma Bolsa de Estudos do Curso de Fotografia de Celular On-line, do Studio D – Escola de Fotografia.
Para assistir à apresentação dos candidatos da Etapa Regional Nordeste 2020, acesse http://www.afaju.com.br/festival-da-cancao-alianca-francesa-2020/
Confira o regulamento do Festival da Canção Aliança Francesa 2020, disponível no site: www.festivaldacancaoaf.com.br
Serviço:
Festival da Canção Aliança Francesa 2020
Data: Quinta-feira, 26 de novembro
Hora: 19h