Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Le Mirail, de Toulouse, Sylvie Debs é considerada uma das maiores especialistas de cinema brasileiro na França.
Já publicou Patativa do Assaré (2000), Os mitos do sertão: emergência de uma identidade nacional (2002) e Brasil: o ateliê dos cineastas (2004), assim como inúmeros artigos sobre cinema, literatura de cordel e cultura popular.
Durante suas pesquisas sobre a cultura brasileira, deu-se conta da existência de corpus temáticos sobre a relação entre o cinema e a literatura de cordel. Fascinada por essa descoberta, escreveu um ensaio intitulado de Cinema e Cordel: idas e vindas entre a imagem e a letra. Participou como jurada na maioria dos festivais de cinema no Brasil, e desde 1996, colabora com o festival e a revista Encontros de Cinema da América Latina em Toulouse. Como adida de cooperação e ação cultural na Embaixada de França no Brasil (2006-2010), e depois no México (2010-2013), Sylvie Debs tem uma ampla experiência de difusão e cooperação cultural que a levou a participar de seminários internacionais sobre a cultura contemporânea.
Vamos contar também com a presença do cordelista Klevisson Viana, diretor da casa de edição Tupynanquim que fará uma exposição de cordel e o cinematógrafo Rosemberg Cariry que apresentará um filme.
Dia: 08 de Agosto
Horário: 19h
Local: Aliança Francesa sede Aldeota