A Aliança Francesa de Fortaleza em parceria com a Universidade UNIFOR tem o prazer de convidá-lo a participar da palestra e documentário sobre o livro ‘O império do ouro vermelho’ e de um debate na presença do seu autor, o jornalista francês Jean Baptiste MALET.
Dia 18 de setembro (quarta-feira) às 19h.
Auditório do edifício A da UNIFOR (entrada pós-graduação)
Fruta para o botânico, vegetal para o oficial da alfândega, barril para o comerciante. Em menos de um século, os tomates se tornaram um alimento básico para a humanidade. Processados na fábrica, embalados em um barril de concentrado, esses tomates circulam de um continente para outro. Para contar a espetacular difusão universal desse tomate que todo mundo consome, precisava de um afresco global. O vermelho de molho e ketchup – pizza e hambúrguer – nos conta uma história pouco conhecida do capitalismo agroindustrial que acaba por estar nas origens da globalização: dos catadores uigures de Xinjiang, na China, aos magnatas do tomate da Califórnia. Dos industriais italianos aos produtores africanos, a história da indústria do tomate e sua divisão internacional do trabalho contemporâneo nos oferecem uma narrativa inesperada que expõe a complexidade do nosso mundo.
Jean-Baptiste Malet
Nasceu em 1987 em Toulon. Jornalista investigativo, é colaborador do jornal Le Monde Diplomatique. Escreveu vários livros e documentários, incluindo uma reportagem polêmica sobre a gigante Amazon (En Amazonie, Fayard, 2013) que provocou muitas discussões sobre a precariedade das condições de trabalho dos funcionários da empresa americana. Sua recente investigação sobre a geopolítica da pasta industrial de tomate (O império do ouro vermelho, Fayard, 2017), traduzida em vários idiomas, foi recompensada com o Prêmio do Livro Albert-Londres em 2018.